Pular para o conteúdo principal

Em formato inédito, Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira

 Em 2020, a pandemia do novo coronavírus chamou todos para a reinvenção e a 66ª Feira do Livro fez o seu manifesto e slogan das mais altas janelas de cada uma das casas. Sob o tema “Janelas abertas para a Praça”, o evento literário terá todas as suas atividades realizadas gratuitas e com transmissão on-line a partir desta sexta-feira.

A abertura oficial ocorre hoje, às 18h, quando a Câmara Rio-Grandense do Livro dá as boas vindas com o presidente Isatir Bottin Filho e a patrona de 2019, Marô Barbieri, passa o patronato ao escritor Jeferson Tenório, o mais jovem (43 anos) e o primeiro autor negro a ocupar o cargo. O evento de lançamento oficial será transmissão pelo www.feiradolivropoa.com.br.

A programação da feira segue até 15 de novembro com mais de 100 autores e nomes como Afonso Cruz, James N. Green, Ariana Harwicz, Javier Moro, Mariana Enriquez e Rosa Montero, além de Monja Coen, Laurentino Gomes, Drauzio Varella, Lya Luft, Conceição Evaristo, Paulo Scott e José Falero.

Sobre a mudança no formato do evento, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Bottin, explica: “Quando vimos que a pandemia permaneceria, procuramos uma curadoria com eventos mais significativos e sem conflitos de horários de atividades com temas atuais como ciência, pandemia, feminismo, racismo. Então escolhemos um patrono sintonizado com este momento”. Segundo o presidente da CRL, uma preocupação foi atender aos associados. “Observamos que nem todos estavam conectados com plataformas digitais. Fizemos parceria com o Sebrae para dar consultoria e uma parceria com uma empresa de e-commerce disponibilizando para uma grande parte dos associados.”

A curadora da programação geral da Feira Lu Thomé destaca que a palavra-chave é resiliência. “O desafio foi pegar uma programação numerosa e transformar em algo mais conciso, voltado ao ambiente on-line, uma programação mais qualitativa, mais pulsante, mais diversa, com autores de perfis diferentes que interessasse leitores de perfis diversos. Este senso de coletivo foi pensado e pela primeira vez a Feira dialoga com o que está ao redor, traz o livro para este holofote”, diz.

Serão 50 bancas com livros à venda na plataforma. As compras podem ser feitas pelo feiradolivropoa.com.br/expositores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pelo menos 1,4 milhão de brasileiros deixam de sacar o auxílio emergencial e perdem o dinheiro

  Pelo menos 1,4 milhão de pessoas que receberam o auxílio emergencial não movimentaram o benefício depositado em suas contas digitais dentro do prazo determinado pelo decreto que regulamentou o recurso. Com isso, segundo o Ministério da Cidadania, até o momento, R$ 1,3 bilhão deixaram de ser utilizados e foram devolvidos aos cofres da União. Conforme a Caixa, os valores creditados na conta poupança digital e não movimentados no prazo de 90 dias, no caso do auxílio emergencial, ou 270 dias, no caso do auxílio emergencial extensão, são devolvidos à União. Para o público que faz parte do Programa Bolsa Família, as parcelas têm validade de 270 dias. O governo federal já encerrou o programa, que começou em abril e beneficiou 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões, principalmente trabalhadores informais e população de baixa renda, para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus. Mesmo com o fim do auxílio emergencial, a Caixa informou que manterá as contas digitais, “considerando

Começa o pagamento do calendário 2021 do programa Bolsa Família

  Começou nesta segunda-feira (18) o pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) de final 1. Neste mês, o pagamento vai até o dia 29. Mais de 14 milhões de famílias estão inscritas no programa. Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do NIS, impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês. Se o NIS do titular termina com o número 1, em janeiro, por exemplo, os pagamentos começam no dia 18. Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. As parcelas mensais ficam disponíveis para saque durante 90 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Bolsa Família”, com o valor do benefício. A Caixa Econômica Federal, operadora do programa, já iniciou a identificação com cartazes dos locais em que o benefício poderá ser sacado, como a

Justiça gaúcha reconhece união estável paralela ao casamento

  O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) atendeu parcialmente a um recurso e reconheceu a união estável concomitante ao casamento. A decisão da 8ª Câmara Cível também admite a partilha dos bens eventualmente adquiridos durante a relação extraconjugal, o que deverá ser buscado em outra ação judicial. O apelo ao TJ-RS foi movido por uma mulher que se relacionou por mais de 14 anos com o parceiro, enquanto ele mantinha-se legalmente casado, até o homem morrer, em 2011. Ela contou que os dois moraram juntos em algumas cidades do Rio Grande do Sul e no Paraná. O reconhecimento da união estável em paralelo ao casamento é incomum. O Código Civil, por exemplo, estabelece como exceção apenas quando a pessoa é separada de fato ou judicialmente. O desembargador José Antônio Daltoé Cezar conluiu que a esposa sabia que o marido tinha essa relação fora do matrimônio. Essa peculiaridade fez diferença na decisão. Conforme o desembargador, uma vez comprovada a relação extraconjugal “duradou