Pular para o conteúdo principal

Confira o serviço do feriadão de Carnaval em Porto Alegre

Mesmo com o cancelamento das celebrações carnavalescas em Porto Alegre, devido ao aumento de casos de Covid-19, os horários de funcionamento no comércio, supermercados, bancos, lotéricas serão diferenciados durante o Carnaval.

O Sindilojas Porto Alegre orienta que as atividades do comércio da Capital poderão ser mantidas normalmente durante os dias de Carnaval, que não configura feriado, porém lojistas que desejarem utilizar a mão de obra de empregados na terça-feira, 1º de março, precisam ter aderido ao acordo coletivo. Quanto ao final de semana, 26 e 27 de fevereiro, e à segunda-feira, 28, o funcionamento do comércio seguirá inalterado. A quarta-feira de cinzas, 2 de março, também configura dia normal para o comércio, portanto, não haverá alterações.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, em razão de resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 28/02 e 01/03 e não haverá atendimento ao público nas agências. Já na quarta-feira de cinzas, o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento. Nos dias em que não houver expediente bancário, canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, funcionarão normalmente para realização de transferências e pagamento de contas. As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (02). Quem deseja utilizar o serviço das lotéricas também deve ficar atento. Não haverá sorteio de Loterias nos dias 28/02 e 01/03. Assim, cada lotérica irá definir se abre ou não.

O Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS) orienta que os supermercados que fizeram adesão ao acordo coletivo de trabalho especial devem seguir as regras previstas. As empresas poderão funcionar na terça-feira de Carnaval, seguindo as mesmas condições de trabalho em feriados, ou seja, funcionamento das 8h às 20h, ou das 9h às 21h, ou, ainda, das 10h às 22h.

As bancas do Mercado Público também irão operar com horário diferenciado. Estarão abertas no sábado (26), das 7h30 às 18h30. Domingo (27), além da operação de alguns restaurantes, não abre as portas. Na segunda-feira (28), funciona das 7h30 às 19h30. No entanto, a abertura das bancas será opcional. Já na terça-feira (1/03), estará fechado. A Ceasa funcionará normalmente nos dias de Carnaval. A decisão conta com a aprovação das associações de produtores e atacadistas.

As linhas de ônibus circulam com tabela horária especial na segunda-feira e de sábado na terça-feira. A tabela especial possui uma oferta de horários superior a tabela de sábado com atendimento reforçado e primeiros e últimos horários ajustados nas linhas de maior demanda. Na segunda e na terça as linhas que atendem a orla do Guaíba também serão ativadas. Os horários e localização em tempo real dos coletivos podem ser acessados na função GPS do aplicativo do TRI.

Serviços

A prefeitura de Porto Alegre prevê o ponto facultativo de segunda-feira (28) a quarta-feira (02), até o meio dia para seus servidores, assim como o governo do Estado, que decretou ponto facultativo para os dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março.

Os pontos facultativos instituídos pelo Poder Executivo não vinculam a Defensoria Pública do Estado, que não terá expediente na terça-feira de Carnaval, nem quarta-feira de cinzas. Serviços de atendimento e plantões junto às audiências de custódia, à Área Judiciária, ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, ao Foro Central da Comarca de Porto Alegre, bem como o plantão junto às Comarcas do interior do Estado não sofrerão alteração em razão de sua natureza.

Nos dias 28/2 e 1º/3 de 2022, o Judiciário Estadual manterá plantão para atendimento das medidas de urgência. Para informações sobre o serviço, acesse o link a seguir: plantões na quarta-feira de cinzas (2/3), o funcionamento ocorrerá normalmente, a partir das 12h até 19h, em 1º e 2º Graus. O Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) não terá expediente nos dias 28/02 e 01/03. O Ministério Público (MP-RS) atende em regime de plantão, de sábado (26) até quarta-feira (02) ao meio-dia. Os telefones do plantão de cada Promotoria de Justiça estão disponíveis no site do órgão.

O DetranRS informa que nos dias 28 de fevereiro e 1º de março não haverá expediente. Na quarta-feira, dia 02/03, o atendimento por telefone retorna a partir das 8h e o chat do site a partir das 13h. Centros credenciados pelo DetranRS onde são prestados os serviços de habilitação (CFCs), veículos (CRVAs), desmanche (CDVs) e depósito (CRDs) terão funcionamento facultativo nessas datas quanto ao atendimento ao público.

Correio do Povo.

Foto: Mauro Schaefer


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pelo menos 1,4 milhão de brasileiros deixam de sacar o auxílio emergencial e perdem o dinheiro

  Pelo menos 1,4 milhão de pessoas que receberam o auxílio emergencial não movimentaram o benefício depositado em suas contas digitais dentro do prazo determinado pelo decreto que regulamentou o recurso. Com isso, segundo o Ministério da Cidadania, até o momento, R$ 1,3 bilhão deixaram de ser utilizados e foram devolvidos aos cofres da União. Conforme a Caixa, os valores creditados na conta poupança digital e não movimentados no prazo de 90 dias, no caso do auxílio emergencial, ou 270 dias, no caso do auxílio emergencial extensão, são devolvidos à União. Para o público que faz parte do Programa Bolsa Família, as parcelas têm validade de 270 dias. O governo federal já encerrou o programa, que começou em abril e beneficiou 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões, principalmente trabalhadores informais e população de baixa renda, para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus. Mesmo com o fim do auxílio emergencial, a Caixa informou que manterá as contas digitais, “considerando

Começa o pagamento do calendário 2021 do programa Bolsa Família

  Começou nesta segunda-feira (18) o pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) de final 1. Neste mês, o pagamento vai até o dia 29. Mais de 14 milhões de famílias estão inscritas no programa. Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do NIS, impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês. Se o NIS do titular termina com o número 1, em janeiro, por exemplo, os pagamentos começam no dia 18. Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. As parcelas mensais ficam disponíveis para saque durante 90 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Bolsa Família”, com o valor do benefício. A Caixa Econômica Federal, operadora do programa, já iniciou a identificação com cartazes dos locais em que o benefício poderá ser sacado, como a

Justiça gaúcha reconhece união estável paralela ao casamento

  O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) atendeu parcialmente a um recurso e reconheceu a união estável concomitante ao casamento. A decisão da 8ª Câmara Cível também admite a partilha dos bens eventualmente adquiridos durante a relação extraconjugal, o que deverá ser buscado em outra ação judicial. O apelo ao TJ-RS foi movido por uma mulher que se relacionou por mais de 14 anos com o parceiro, enquanto ele mantinha-se legalmente casado, até o homem morrer, em 2011. Ela contou que os dois moraram juntos em algumas cidades do Rio Grande do Sul e no Paraná. O reconhecimento da união estável em paralelo ao casamento é incomum. O Código Civil, por exemplo, estabelece como exceção apenas quando a pessoa é separada de fato ou judicialmente. O desembargador José Antônio Daltoé Cezar conluiu que a esposa sabia que o marido tinha essa relação fora do matrimônio. Essa peculiaridade fez diferença na decisão. Conforme o desembargador, uma vez comprovada a relação extraconjugal “duradou