O Ginásio Tesourinha voltará a receber pessoas em situação de rua que queiram passar a noite abrigadas nesta terça-feira (31), a partir das 19h. A ação emergencial de acolhimento também deve ocorrer na quarta (1), no mesmo horário. Serão disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) 60 vagas de pernoite.
Nesta terça-feira, o RS teve cidades com geada e temperaturas negativas, segundo a Climatempo. Para quarta, o amanhecer deve ser nublado e pode garoar em Porto Alegre no decorrer do dia, com tempo instável e chuva a qualquer hora. As temperaturas devem continuar baixas. Durante a onda de frio intenso de duas semanas atrás, o ginásio já havia sido usado como abrigo emergencial.
Os abrigados no Ginásio Tesourinha irão receber jantar e café da manhã. De acordo com a prefeitura, a janta é doada pela rede de proteção Só os Fortes e Cozinhar e Servir, enquanto os sanduiches do café da amanhã são oferecidos pela Cáritas.
A equipe de atendimento solicita a doação de água, materiais de higiene pessoal e insumos para café da manhã, como leite, achocolatado, suco e café.
O atendimento no Tesourinha é feito por equipes da Fasc, com suporte de voluntários da Cruz Vermelha, SMDS e de outras secretarias e departamentos municipais.
Além disso, uma equipe de técnicos da Fasc fará abordagem e busca ativa durante à noite para oferecer opções de abrigo às pessoas que estão nas ruas. A rede municipal oferece 590 vagas para pessoas em situação de rua em albergues e pousadas.
Agasalhos
O Gabinete da Primeira-Dama, por meio da Campanha do Agasalho e Alimento, irá disponibilizar doações no ginásio para as pessoas que forem procurar atendimento. As doações de agasalhos e alimentos para campanha poderão ser feitas em 16 pontos já cadastrados na campanha.
Rede de atendimento noturno
- Albergue Dias da Cruz: albergue 12h (Avenida Azenha, 366 - Azenha)
- Albergue Acolher 1 - albergue 12h (Rua Dr. João Simplício, 38 - Vila Jardim)
- Albergue Acolher 2 - albergue 12h (Rua 7 de Abril, 315 – Floresta)
- Central de Abordagem - atendimento 24h pelos telefones (51) 3289 4994 ou pelo 156 opção 7
Rede de atendimento diurno
Os Centros POP têm atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.
- Centro POP 1 - Santana (Avenida João Pessoa, 2384)
- Centro POP 2 - Floresta (Rua Gaspar Martins, 114/120)
- Centro POP 3 - Navegantes (Avenida França, 496)
- SCFV - Adultos Pop Rua - Ilê Mulher (Rua Santo Antônio, 64, Floresta)
Restaurantes Populares - almoço
- Centro: rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)
- Vila Cruzeiro: rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)
- Lomba do Pinheiro: rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)
- Restinga: Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)
- Zona Norte: Rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira)
- Fonte: G1
- Foto: Eduardo Paganella/RBS TV
Comentários
Postar um comentário