Dois presidenciáveis cumprem agenda no Rio Grande do Sul nesta semana. O ex-presidente Lula (PT) terá eventos nos dias 1º e 2. Entre eles, ato público em defesa da soberania, na quarta-feira, a partir das 16h, na casa de eventos Pepsi on Stage. Outras agendas ainda estão sendo organizadas pela direção do PT gaúcho. Neste sábado, o partido realizou evento onde confirmou para o dia 24 de julho a data da convenção estadual do PT, quando será homologada a candidatura de Edegar Pretto ao Piratini.
Já a senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB ao Planalto, participará de mobilizações no Estado nos dias 2 e 3. Uma reunião sobre o plano de governo, coordenado pelo ex-governador Germano Rigotto, e a participação no aniversário do deputado federal e ex-presidente estadual do MDB Alceu Moreira estão entre os compromissos oficiais de Tebet. Há expectativa ainda de encontro com lideranças tucanas, como Eduardo Leite.
A vinda de Tebet ao Rio Grande do Sul na semana seguinte ao recuo forçado de João Doria é estratégica e simbólica. O MDB nacional tenta viabilizar a parceria com o PSDB e o Cidadania, que estão juntos em federação, para formar a terceira via. A saída de Doria de campo, no entanto, não facilitou o cenário.
Ala do PSDB, incluindo Aécio Neves, defende a candidatura própria. Outro grupo topa o apoio ao MDB, mas exige reciprocidade do partido nas disputas em Pernambuco, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Nos dois primeiros estados, a situação é classificada por emedebistas como “boi de piranha”, já que não há interesses, inclusive locais, nas alianças.
No caso do Rio Grande do Sul, a avaliação é a de que a cúpula nacional tucana quer garantir um palanque forte para proteger o legado de Eduardo Leite. O MDB gaúcho, no entanto, tem Gabriel Souza como pré-candidato. O deputado está viajando todo o Estado, conta com o apoio do partido para ir adiante e não dá sinais de possibilidade de saída do páreo.
Fonte: Correio do Povo
Foto: Miguel Schincariol/AFP e Jefferson Rudy/Agência Senado
Comentários
Postar um comentário