Porto Alegre passa a contar com mais 32 leitos clínicos para a internação de pacientes adultos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As novas vagas já estão em operação no Hospital Nossa Senhora da Conceição, sem custos extras para o município, e atendem a um pedido feito pela prefeitura à instituição de saúde.
A Capital vive um aumento da circulação de doenças respiratórias, o que provoca a sobrecarga dos serviços de saúde, especialmente dos quatro pronto-atendimentos. Segundo o dashboard das emergências, na manhã deste sábado (25), a taxa de ocupação geral de pacientes adultos era de 146%.
“A abertura desses 32 novos leitos clínicos atende uma necessidade do município e visa diminuir a pressão dos pronto-atendimentos”, enfatiza o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Cláudio Oliveira.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, mais da metade dos pacientes que aguardam internação em hospitais de Porto Alegre são de outros municípios. “Orientamos os pacientes a priorizarem os serviços de saúde de suas cidades de origem, contribuindo para evitar a superlotação da rede hospitalar da Capital”, destaca Sparta.
Para os moradores de Porto Alegre, a orientação, em casos leves, é buscar uma 132 unidades de saúde.
Fonte: O Sul.
Foto: Cesar Lopes/PMPA
Comentários
Postar um comentário