Ações de manutenção no reservatório Mostardeiro do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) implicarão em uma operação que deve durar pelo menos 25 dias, a partir do dia 03/09, afetando o trânsito na região da rua Mariante, no bairro Moinhos de Vento.
“Há uns meses identificamos um vazamento na tubulação de saída, o que estava nos gerando uma perda de 50 litros de água tratada por segundo”, justifica o diretor-geral do departamento, Alexandre Garcia.
Para o diagnóstico, foi feito o esvaziamento do reservatório e a Estação de Água Moinhos de Vento passou a operar, desde então, apenas com o reservatório Palmeira. O volume estimado do vazamento era suficiente para abastecer 21.600 mil pessoas diariamente, o equivalente a população de Rolante, no Vale do Paranhana.
O reservatório é a principal unidade de reservação do Sistema de Abastecimento de Água Moinhos de Vento e atende uma população de cerca de 160 mil habitantes. Se localiza em terreno entre a avenida 24 de Outubro e a rua Mostardeiro, abaixo da Praça José Montaury, com um volume de reservação de 24 milhões de litros de água.
Após o isolamento do reservatório, foi realizada sondagem interna e foi percebida a necessidade de manutenção na cobertura das paredes internas do reservatório, o que já está em andamento.
Já para acessar a tubulação que sai do reservatório, que foi construído nos anos 1950, será necessária a remoção de três árvores, que será iniciada no sábado, com previsão de 15 dias de operação. A remoção das plantas será feita das 7h30 às 17h, com bloqueio total de trânsito e pedestres na rua Mostardeiro, entre a Mariante e a Miguel Tostes.
Fonte: Correio do Povo.
Foto: Mauro Schaefer
Comentários
Postar um comentário