A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou os eleitores à Cidade Baixa, em Porto Alegre, onde um trio elétrico reuniu partidários do novo presidente do Brasil. Munidos de bandeiras e camisetas estampando o rosto de Lula, o movimento crescente celebrava o terceiro mandato do político.
Os apoiadores acompanharam a apuração em um telão instalado no local. A Rua da República, uma das principais do bairro, foi fechada para passagem de carros.
"A esperança venceu o medo", bradava um correligionário ao microfone.
De acordo com o PT, cerca de 50 mil apoiadores se reuniram no local. A polícia não havia divulgado estimativa de público até as 21h.
Entre os petistas presentes estavam o presidente do partido no estado, Paulo Pimenta, o ex-governador Olívio Dutra, o deputado estadual e candidato ao governo Edegar Pretto, além de outros nomes da esquerda política, como Pedro Ruas (PSOL) e Manuela D'Ávila (PCdoB).
A Rua da República foi tomada de pessoas, que comemoravam a eleição. Quem chegou cedo ao local passou por momento de angústia, com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na dianteira da apuração. Contudo, a partir da virada de Lula, a confiança na vitória tomou conta do lugar.
Ex-candidato ao governo do estado pelo PT, Edegar Pretto também discursou aos apoiadores. Ele parabenizou o governador reeleito, Eduardo Leite (PSDB):
“Que ele não se esqueça que quem deu a vitória para ele foi esse campo político”, disse, se referindo ao apoio de setores da esquerda e do PT ao governador reeleito.
Eleitores comemoram a vitória de Lula em Porto Alegre — Foto: Vitor Rosa/RBS TV.
Fonte: G1-RS
Comentários
Postar um comentário