Pular para o conteúdo principal

Porto Alegre (RS) já conta com 26 dos 1507 novos abrigos de ônibus que substituirão os antigos até 2027

ARTHUR FERRARI

Porto Alegre (RS) recebeu, no mês de setembro, 26 novos abrigos de ônibus provenientes de uma parceria público privada com a empresa Eletromidia, sem investimentos por parte da prefeitura. Os equipamentos foram instalados substituindo os antigos nas regiões Sul, Norte e Centro da cidade.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, “Esse contrato representa um avanço importante para qualificar o atendimento do passageiro do transporte coletivo. Junto com o incremento da tabela horária, estamos também buscando melhorias para dar maior conforto para quem utiliza o sistema”, diz.

Segundo a prefeitura, os abrigos instalados são do tipo A, possuindo quatro assentos e três tomadas USB, piso tátil e espaço para cadeirantes e iluminação artificial por LED, além de proteções superior e lateral contra ventos e chuvas e informações sobre as linhas.

Até 2027, o município terá 1507 equipamentos do tipo substituídos, com 180 tendo painel de próxima chegada, 100 tendo câmeras de segurança e 75 sendo sustentáveis.

O diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, José Carlos Angelucci Júnior, explica que todo o processo para a instalação do abrigo é pensado para trazer benefícios para a população. “O projeto começa com a requalificação do passeio, seguido pela substituição por um novo abrigo, conferindo maior conforto e proteção para o usuário. Por fim, entramos com a implementação de energia elétrica e identidade visual com a finalidade de proporcionar segurança através da iluminação e ainda mais conforto com os pontos USB, e disponibilizar informações sobre os itinerários das linhas atendidas pelo abrigo. Desta forma, asseguramos os três pilares de prestação de serviço de um abrigo: conforto, segurança e informação”.

O contrato de concessão entre a prefeitura e a Eletromidia prevê ainda a instalação e manutenção dos abrigos pelos próximos 20 anos.

Veja onde estão os abrigos já instalados:

  • Av. Ipiranga (em frente à EPTC)
  • Av. Wenceslau Escobar, 1823
  • Av. Eduardo Prado, 460
  • Av. Padre Cacique, 320
  • Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80
  • Av. Ipiranga, 585
  • Av. Independência, 363
  • Av. Azenha, 1099
  • Av. Ipiranga, 2485
  • Av. Ipiranga, 3420
  • Av. Protásio Alves, 7500
  • Av. Assis Brasil, 4822
  • Av. Senador Salgado Filho, 339
  • Av. Erico Verissimo, 1132
  • Av. Pinheiro Borda, 339
  • Rua Felipe Camarão, 706
  • Av. Coronel Lucas de Oliveira, 1025
  • Rua Anita Garibaldi, 916
  • Rua Eudoro Berlink, 623
  • Av. Augusto Meyer, 145
  • Rua Anita Garibaldi, 2099
  • Av. Sertório, 492
  • Av. Sertório, 6767
  • Av. Carlos Gomes, 1999
  • Av. Carlos Trein Filho, 1150
  • Av. Assis Brasil, 545

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte.

Fonte: Diário do Transporte 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre

Comentários

  1. Precisamos urgentemente essas novas paradas de ônibus com câmeras no bairro Jardim Leopoldina. Aqui tem muito trabalhador saindo cedo, depende do muito de ônibus. Até agora somente foram beneficiados os bairros mais abastados que beneficiam muito menos pessoas. Mas provavelmente a prefeitura está buscando primeiro lugar a visibilidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pelo menos 1,4 milhão de brasileiros deixam de sacar o auxílio emergencial e perdem o dinheiro

  Pelo menos 1,4 milhão de pessoas que receberam o auxílio emergencial não movimentaram o benefício depositado em suas contas digitais dentro do prazo determinado pelo decreto que regulamentou o recurso. Com isso, segundo o Ministério da Cidadania, até o momento, R$ 1,3 bilhão deixaram de ser utilizados e foram devolvidos aos cofres da União. Conforme a Caixa, os valores creditados na conta poupança digital e não movimentados no prazo de 90 dias, no caso do auxílio emergencial, ou 270 dias, no caso do auxílio emergencial extensão, são devolvidos à União. Para o público que faz parte do Programa Bolsa Família, as parcelas têm validade de 270 dias. O governo federal já encerrou o programa, que começou em abril e beneficiou 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões, principalmente trabalhadores informais e população de baixa renda, para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus. Mesmo com o fim do auxílio emergencial, a Caixa informou que manterá as contas digitais, “cons...

Justiça gaúcha reconhece união estável paralela ao casamento

  O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) atendeu parcialmente a um recurso e reconheceu a união estável concomitante ao casamento. A decisão da 8ª Câmara Cível também admite a partilha dos bens eventualmente adquiridos durante a relação extraconjugal, o que deverá ser buscado em outra ação judicial. O apelo ao TJ-RS foi movido por uma mulher que se relacionou por mais de 14 anos com o parceiro, enquanto ele mantinha-se legalmente casado, até o homem morrer, em 2011. Ela contou que os dois moraram juntos em algumas cidades do Rio Grande do Sul e no Paraná. O reconhecimento da união estável em paralelo ao casamento é incomum. O Código Civil, por exemplo, estabelece como exceção apenas quando a pessoa é separada de fato ou judicialmente. O desembargador José Antônio Daltoé Cezar conluiu que a esposa sabia que o marido tinha essa relação fora do matrimônio. Essa peculiaridade fez diferença na decisão. Conforme o desembargador, uma vez comprovada a relação extraconjugal “dur...

Começa o pagamento do calendário 2021 do programa Bolsa Família

  Começou nesta segunda-feira (18) o pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) de final 1. Neste mês, o pagamento vai até o dia 29. Mais de 14 milhões de famílias estão inscritas no programa. Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do NIS, impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês. Se o NIS do titular termina com o número 1, em janeiro, por exemplo, os pagamentos começam no dia 18. Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. As parcelas mensais ficam disponíveis para saque durante 90 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Bolsa Família”, com o valor do benefício. A Caixa Econômica Federal, operadora do programa, já iniciou a identificação com cartazes dos locais em que o benefício poderá ser sacad...