Neste domingo, o presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobe pela terceira vez a rampa do Palácio do Planalto. A solenidade oficial de posse está marcada para as 15h, no Congresso. O roteiro prevê a chegada de convidados, chefes de Estado e de governo ao Congresso a partir das 13h45. Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin devem chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h20. A área mais próxima terá lotação máxima de 40 mil pessoas.
Em seguida, os dois, que foram diplomados em 12 de dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral, sairão em direção ao Congresso. O percurso deve durar dez minutos, apesar da proximidade. Por questões relacionadas à segurança, a decisão sobre se os dois desfilarão em carros abertos ou fechados será tomada em momento mais próximo ao ato.
Lula será recebido na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente. A sessão solene de posse, no plenário da Câmara, será iniciada às 15h, com a execução do Hino Nacional.
Em seguida, Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará com Alckmin o termo de posse. Na sequência, o presidente fará um pronunciamento à nação. Presidente do Congresso, Pacheco discursará logo depois. A sessão será encerrada, e Lula irá para a área externa do Congresso, onde serão prestadas honras militares.
Paralelamente aos atos oficiais, vai ser realizado na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas.
Ensaios
Na sexta-feira, enquanto o público das festividades relacionadas à posse começava a chegar à Praça dos Três Poderes, em Brasília, o cerimonial e as forças de segurança fizeram um ensaio geral. Apoiadores de Lula começaram a circular no local com faixas e cartazes de boas-vindas.
Dublês do futuro presidente Lula e da futura primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, foram vistos na tarde de sexta-feira circulando no Rolls Royce presidencial e subindo a rampa do Palácio, durante o ensaio para a posse presidencial.
Correio do Povo
Comentários
Postar um comentário