Pular para o conteúdo principal

Governador visita Escola Uruguai, em Porto Alegre

Alunos brincando, conversando e jogando futebol. Seria um intervalo comum na Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai, em Porto Alegre, se os estudantes não estivessem fazendo tudo isso acompanhados do governador Eduardo Leite. O chefe do Executivo visitou a escola nesta segunda-feira (27), onde foi recebido com carinho e entusiasmo pelos alunos, conheceu as instalações e ouviu demandas da direção.

Logo na chegada, o governador teve uma recepção animada no saguão. Os alunos estavam ansiosos pela visita de Leite e da secretária da Educação, Raquel Teixeira. Depois de muitos abraços, fotos e conversas, um grupo apresentou uma música para os convidados do dia. A aluna Sthefanny Pasqualli, do 9º ano, estava feliz por poder participar do momento. “Senti um mix de emoções. Não é a primeira vez que eu canto aqui na escola, mas foi incrível cantar para o governador, que eu só via na TV”, contou.

A Escola Uruguai foi a primeira a ser visitada pelo governador neste novo ciclo de governo, que tem a Educação como pauta prioritária. Leite falou aos alunos sobre a importância do respeito às diferenças e do bom aproveitamento do período escolar para a construção de uma sociedade melhor.

Respeito

“Faz muita diferença saber aproveitar esse momento precioso da vida escolar e, além dos conteúdos, aprender a se relacionar com as pessoas com respeito. As pessoas são diferentes e é essa diversidade que nos faz maiores como sociedade. Extraiam tudo o que a escola possa oferecer para vocês e, acima de tudo, lembrem que é importante respeitar o outro para construirmos uma sociedade em que possamos ser felizes. Fico muito feliz de estar aqui e, da parte do governo, vamos trabalhar bastante para qualificar a educação e para estarmos sempre próximos de vocês”, disse o governador aos jovens.

Ao lado da secretária Raquel e da diretora da escola, Arlete Xavier, Leite conheceu as salas de aula, o ginásio, o refeitório e o pátio e recebeu as principais demandas da direção. Ao passar pela quadra de futebol, aceitou o convite para se juntar aos alunos que jogavam uma partida. Na defesa, ficou o aluno Eduardo, xará do governador. Leite marcou um gol e a comemoração tomou conta da quadra. Até o goleiro vibrou junto.

Escola é destaque

A Escola Uruguai se destaca em competições estudantis como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e outros jogos e campeonatos escolares nacionais e estaduais. O governador conversou com os alunos Pedro de Franceschi e Francine Cardoso, medalha de ouro e de bronze, respectivamente, na OBMEP do ano passado.

No final da visita, o governador anunciou que passará a receber no Palácio Piratini, mensalmente, diretores de escola para acompanhar de perto as necessidades e fez um convite: “A diretora Arlete me recebeu muito bem aqui, por isso já quero deixar o convite para recebê-la no palácio, para que ela esteja no primeiro café que vamos organizar”.

Fonte: Grupo Pampa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pelo menos 1,4 milhão de brasileiros deixam de sacar o auxílio emergencial e perdem o dinheiro

  Pelo menos 1,4 milhão de pessoas que receberam o auxílio emergencial não movimentaram o benefício depositado em suas contas digitais dentro do prazo determinado pelo decreto que regulamentou o recurso. Com isso, segundo o Ministério da Cidadania, até o momento, R$ 1,3 bilhão deixaram de ser utilizados e foram devolvidos aos cofres da União. Conforme a Caixa, os valores creditados na conta poupança digital e não movimentados no prazo de 90 dias, no caso do auxílio emergencial, ou 270 dias, no caso do auxílio emergencial extensão, são devolvidos à União. Para o público que faz parte do Programa Bolsa Família, as parcelas têm validade de 270 dias. O governo federal já encerrou o programa, que começou em abril e beneficiou 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões, principalmente trabalhadores informais e população de baixa renda, para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus. Mesmo com o fim do auxílio emergencial, a Caixa informou que manterá as contas digitais, “considerando

Começa o pagamento do calendário 2021 do programa Bolsa Família

  Começou nesta segunda-feira (18) o pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) de final 1. Neste mês, o pagamento vai até o dia 29. Mais de 14 milhões de famílias estão inscritas no programa. Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do NIS, impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês. Se o NIS do titular termina com o número 1, em janeiro, por exemplo, os pagamentos começam no dia 18. Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. As parcelas mensais ficam disponíveis para saque durante 90 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Bolsa Família”, com o valor do benefício. A Caixa Econômica Federal, operadora do programa, já iniciou a identificação com cartazes dos locais em que o benefício poderá ser sacado, como a

Justiça gaúcha reconhece união estável paralela ao casamento

  O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) atendeu parcialmente a um recurso e reconheceu a união estável concomitante ao casamento. A decisão da 8ª Câmara Cível também admite a partilha dos bens eventualmente adquiridos durante a relação extraconjugal, o que deverá ser buscado em outra ação judicial. O apelo ao TJ-RS foi movido por uma mulher que se relacionou por mais de 14 anos com o parceiro, enquanto ele mantinha-se legalmente casado, até o homem morrer, em 2011. Ela contou que os dois moraram juntos em algumas cidades do Rio Grande do Sul e no Paraná. O reconhecimento da união estável em paralelo ao casamento é incomum. O Código Civil, por exemplo, estabelece como exceção apenas quando a pessoa é separada de fato ou judicialmente. O desembargador José Antônio Daltoé Cezar conluiu que a esposa sabia que o marido tinha essa relação fora do matrimônio. Essa peculiaridade fez diferença na decisão. Conforme o desembargador, uma vez comprovada a relação extraconjugal “duradou