O Partido dos Trabalhadores (PT) tem sugerido mudanças no Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE) como forma de garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário no estado. A proposta passaria por uma melhoria na gestão do IPE, que segundo o partido, pode ser atingida por meio de medidas como a abertura de concursos públicos para contratação de mais médicos e técnicos, a expansão da capacitação para os servidores do instituto e a modernização dos sistemas de informação.
Além disso, o PT defende a criação de novas fontes de financiamento para o sistema previdenciário, como a taxação de grandes fortunas e a cobrança de impostos sobre os lucros e dividendos de empresas. Outra proposta é a revisão da Lei Kandir, que isenta de pagamento de ICMS a exportação de produtos primários, o que representa uma perda significativa para o estado.
A sugestão do PT vem em meio ao debate sobre a reforma da Previdência, que tem gerado polêmica em todo o país. O partido sustenta que as mudanças apresentadas são uma forma de melhorar o sistema previdenciário sem prejudicar os servidores públicos e aposentados. A proposta ainda deve ser debatida e avaliada pelas demais instâncias políticas do estado para que possa ser implementada.
Imagem: Governo do RS
Comentários
Postar um comentário