PCdoB Porto Alegre entra com mandado de segurança para garantir passe livre no transporte público durante eleições para o Conselho Tutelar
Neste sábado (30), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Porto Alegre ingressou com um mandado de segurança para que a Prefeitura da cidade garanta o passe livre no transporte público durante o domingo (1º), dia das eleições diretas para o Conselho Tutelar. O objetivo da ação é assegurar que todos os eleitores possam comparecer aos locais de votação e exercer seu direito de escolher seus representantes no Conselho Tutelar.
O PCdoB argumenta que a eleição para o Conselho Tutelar já é pouco divulgada pela prefeitura, resultando na falta de informação de milhares de pessoas sobre o pleito. Além disso, a restrição do acesso ao transporte público por parte do executivo municipal limitaria ainda mais a participação popular no processo eleitoral. Para o partido, é essencial garantir o acesso da população aos locais de votação e promover a participação em massa nesse pleito.
Diferentes cidades do estado, como Canoas, Caxias do Sul e São Leopoldo, já aderiram ao passe livre no transporte público durante as eleições para o Conselho Tutelar, com o intuito de incentivar a participação dos eleitores.
As eleições diretas para o Conselho Tutelar ocorrem das 8h30 às 17h. Cada conselheiro eleito tem mandato de quatro anos, sendo responsável por garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e atuar em situações que envolvam a violação desses direitos. O trabalho do Conselho Tutelar é de extrema importância na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.
Devido às fortes chuvas e ao alto nível do Guaíba, que causaram inundações, principalmente na região das Ilhas, a votação na Microrregião 1, composta pelos bairros Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo, será adiada. Uma nova data para a realização do processo eleitoral será marcada para essa área, que conta com 11 mesas e 37,7 mil eleitores aptos.
Todos os cidadãos que possuem título de eleitor e não apresentam pendências com a Justiça Eleitoral estão aptos a votar. Os locais de votação são divididos de acordo com a sessão eleitoral das eleições gerais e oficiais do Tribunal Regional Eleitoral. Para votar, é necessário portar um documento oficial com foto. Os eleitores podem conferir o seu local de votação e a lista de candidatos de cada microrregião por meio das informações disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Acontecimentos Zona Norte
Comentários
Postar um comentário