A tão esperada inauguração da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), prevista para hoje no bairro Rubem Berta, Zona Norte da cidade, foi cancelada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O motivo apontado foi o redirecionamento de esforços para atender a população impactada pelas recentes enchentes na região.
A unidade, localizada na rua Gamal Abdel Nasser nº 562, no Parque dos Mais, se somará às 14 já existentes, estrategicamente distribuídas conforme a densidade populacional. A prefeitura não divulgou se haverá uma nova data para a cerimônia.O Samu, pioneiro no Brasil e atuante há 28 anos em Porto Alegre, celebra seu aniversário com uma programação especial.
Um seminário, apresentação de indicadores e novas tecnologias, além de oficinas sobre primeiros socorros, compõem as atividades planejadas para o mês.Em paralelo, iniciativas como passeios guiados à sede do Samu, localizada na avenida Ipiranga nº 3.501, bairro Praia de Belas, estão programadas para esta sexta-feira.
Estudantes e professores da Escola Vereador Carlos Pessoa de Brum e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão dos eventos.Além disso, um seminário, iniciado na quarta-feira, conta com a participação de profissionais do Samu e públicos específicos. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, participou de um evento anterior no auditório do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul.
O Samu, que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, conta com 349 profissionais, incluindo médicos, motoristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, entre outros. De janeiro a setembro deste ano, realizou mais de 70 mil regulações médicas, destacando-se casos clínicos, acidentes por trauma, casos psiquiátricos, de transportes e obstétricos. A média mensal é de 7.779 casos, evidenciando o incansável trabalho das equipes em prol da saúde da população.
Acontecimentos Zona Norte
Comentários
Postar um comentário