Uma das 173 produções gravadas em Porto Alegre neste ano está nos cinemas de todo país. O filme Uma carta para o Papai Noel mostra vários cenários da cidade e encanta com uma história diferente do bom velhinho. Esta e mais 16 produções filmadas na cidade receberam autorização e apoio institucional da Porto Alegre Film Commission, serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet).
De janeiro a novembro deste ano, foram contabilizadas 524 locações, locais onde são realizadas as filmagens, em 222 pontos diferentes da cidade. Mais de 100 produtoras passaram pela cidade, fizeram negócios e movimentaram a economia. O segmento envolveu, neste período, 32.887 profissionais entre maquiadores, atores, cinegrafistas, figurinistas, entre outros. Além disso, bares, restaurantes, transportes e hotéis também foram impactados. As grandes produções publicitárias chegam a envolver cerca de 500 profissionais nas gravações.
Porto Alegre recebeu, ainda, produções publicitárias internacionais como gravações de comerciais de cerveja, tênis, eletrônicos, bancos, além de alguns anunciantes da Copa do Mundo de Futebol de 2022.
“A Film Commission evoluiu consideravelmente nos seus prazos para a emissão de autorizações, o que nos reposicionou no cenário das grandes produções. Hoje, estamos mais competitivos frente aos principais mercados brasileiros, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Turismo, Júlia Evangelista Tavares.
Foram totalizados 1.238 agendamentos para as intervenções pela prefeitura, tais como reservas de vagas, bloqueios intermitentes e parciais de via pública, isolamento de áreas internas de praças e parques, entre outros.
“As produtoras de fora do estado estão gravando cada vez mais aqui em função da versatilidade das paisagens e das diárias, que são exponencialmente mais econômicas em relação aos principais mercados do Sudeste do país”, diz a coordenadora da Film Commission, Joana Braga.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Hosana Aprato(texto)
Andrea Brasi(edição)
Imagem: Andrei Pereira
Comentários
Postar um comentário