A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre atribui a recente sobrecarga nos serviços de urgência e emergência para adultos a alterações meteorológicas. Segundo a SMS, 80% das demandas em postos de saúde e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) são casos leves.
O Pronto Atendimento Bom Jesus (PABJ) e o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) enfrentam superlotação, com capacidades excedidas em 260% e 120%, respectivamente. Ontem, os índices médios nos Pronto Atendimentos Bom Jesus, Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro e UPA Moacyr Scliar ultrapassaram os 168% de lotação, conforme a SMS.
A secretaria alega que o aumento se deve ao descompasso no tratamento de pacientes crônicos, que agora buscam atendimento especializado em hospitais e UPAs. Em nota, a SMS reitera que sintomas leves podem ser atendidos em qualquer uma das 134 Unidades de Saúde do Município.
A situação, segundo a SMS, deve normalizar em até 15 dias, dependendo da estabilização do tempo. Recomendações do médico José Luis Toribio Cuadra incluem precauções no verão, como evitar exercícios ao meio-dia, manter a hidratação e diminuir o consumo de álcool. A SMS destaca que o fluxo atual é bem atendido, apesar da lotação.
Acontecimentos Zona Norte
Foto: Guilherme Almeida/CP
Comentários
Postar um comentário