A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS) está realizando um mutirão nesta quinta-feira, na avenida Sepúlveda, no Centro Histórico de Porto Alegre, para atendimento de pedidos de vagas em creches. Entre 10h e 17h, defensores e servidores do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA) e da Defensoria Itinerante estão em ação.
Andréia Paz Rodrigues, dirigente defensora pública do NUDECA da DPE/RS, destacou a necessidade do mutirão devido à alta demanda por vagas em escolas de Educação Infantil na cidade. "Temos mais de 7 mil crianças em Porto Alegre que não conseguiram vaga para 2024. Resolvemos fazer esse mutirão para atender a este público", revelou.
A ação visa beneficiar famílias de baixo poder aquisitivo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Capital (SMED). Rodrigues explicou que a renda familiar para atendimento é de até três salários mínimos mensais, e a parceria permite encaminhar pedidos de forma extrajudicial, evitando processos individuais.
A Defensoria Pública está exigindo alguns documentos para a realização do atendimento, incluindo RG/CPF, certidão de nascimento da criança/adolescente, comprovante de residência, carteira de trabalho, comprovante de inscrição na Secretaria de Educação, entre outros.
Os mutirões acontecem em todo o estado, visando proporcionar acesso à educação infantil para as famílias que enfrentam dificuldades econômicas. A ação reforça a importância da parceria entre órgãos públicos e a sociedade para enfrentar desafios sociais.
Acontecimentos Zona Norte
Comentários
Postar um comentário