Um estudo divulgado nesta terça-feira (27) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que o Brasil dispõe, em média, de 2 policiais militares para cada mil habitantes. A análise, que considera os estados e o Distrito Federal, responsáveis pelas Polícias Civil e Militar, mostrou que 17 unidades federativas superam esse índice, enquanto 10 ficam abaixo.
De acordo com o estudo, os estados que apresentam os maiores índices de policiais militares por mil habitantes são Roraima, Amapá e Acre, com 4,6, 4,1 e 3,9 policiais, respectivamente.
Já os estados com os menores índices são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 1,3, 1,5 e 1,6 policiais, respectivamente.O estudo também apontou que, em termos absolutos, o estado de São Paulo é o que possui o maior número de policiais militares, com 92.000 profissionais, seguido pelo Rio de Janeiro, com 41.000, e Minas Gerais, com 40.000.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública ressaltou que o número de policiais militares por mil habitantes é apenas um dos indicadores de segurança pública e que é importante considerar outros fatores, como a eficiência das polícias, a taxa de crimes e a sensação de segurança da população.
O estudo também destacou que, apesar do número de policiais militares por mil habitantes ser relativamente baixo em comparação com outros países, o Brasil tem um dos maiores índices de homicídios do mundo, o que indica que a segurança pública no país ainda é um desafio a ser enfrentado.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública afirmou que é necessário investir em políticas públicas que promovam a eficiência das polícias, a redução da criminalidade e o fortalecimento da sensação de segurança da população.
Acontecimentos Zona Norte
Imagem: Blog do Alfacon
Comentários
Postar um comentário