O governo brasileiro decidiu chamar de volta ao Brasil o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparar a ação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto. A decisão foi confirmada pelo Itamaraty na tarde desta segunda-feira (19), e Meyer deve embarcar para o retorno na terça.
A convocação do embaixador brasileiro ocorreu após as autoridades israelenses convocarem Meyer nesta segunda-feira (19) para esclarecer a declaração feita por Lula no domingo (18). Chamar de volta ao país de origem um embaixador é uma ação que demonstra insatisfação com alguma medida da nação em que a representação estava. Portanto, a atitude do governo brasileiro representa uma intensificação do impasse diplomático entre Brasil e Israel e pode sinalizar até a possibilidade de rompimento das relações bilaterais.
Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, Lula quer se reunir pessoalmente com o embaixador, mas não vai removê-lo do posto, ao menos por enquanto.
Acontecimentos Zona Norte
Imagem: AHMAD GHARABLI/AFP
Comentários
Postar um comentário