Manutenção do valor da tarifa do transporte coletivo de Porto Alegre gera impasse para o transporte seletivo
Na última semana, a prefeitura de Porto Alegre anunciou a manutenção da tarifa do transporte coletivo em R$ 4,80, o que impacta diretamente nas relações de todo o transporte público da capital. Um dos exemplos mais notáveis dessa repercussão é a situação do transporte seletivo, popularmente conhecido como lotações.
De acordo com a Associação do Transporte por Lotações (ATL), não haverá alterações no preço das passagens para este ano. Atualmente, o valor da tarifa das lotações em Porto Alegre está em R$ 8,00, com o último reajuste datado de 2022.
O presidente da ATL, Magno Isse, expressou preocupação com a falta de subsídio para a atividade. "A nossa situação está extremamente difícil. Estamos tratando junto com a prefeitura e com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para achar uma solução. Do jeito que está não tem como continuar. A não concessão do subsídio pode encerrar as nossas atividades. Nosso sistema usa o mesmo óleo diesel, quase o mesmo tipo de veículo, que é tão caro quanto os ônibus para manter, e apenas um ser subsidiado", lamentou Isse.
A falta de subsídio para as lotações pode impactar significativamente a mobilidade urbana em Porto Alegre. Esses veículos são uma alternativa importante para muitos cidadãos, oferecendo uma opção mais rápida e conveniente em comparação com o transporte coletivo convencional.
A prefeitura e a EPTC ainda não se manifestaram sobre a possibilidade de conceder subsídios para as lotações, mas é evidente que a manutenção do valor da tarifa do transporte coletivo tem implicações que vão além dos ônibus convencionais. A situação das lotações é um reflexo da complexidade do sistema de transporte público e da necessidade de uma abordagem integrada para garantir a acessibilidade e a eficiência do transporte na cidade.
Com informações de Correio do Povo
Acontecimentos Zona Norte
Imagem: Jardel Moraes
Para subir o valor da lotação tem que arrumar os bancos que estão a maioria quebrados da linha Petrópolis "Fapa" , quando tu não pega o banco todo molhado pq o ar condicionado fica largando água direto no banco ou em ti fora quando tu pega pela manhã bem cedo e tá cheirando a cigarro com os vidros fechados , motorista que fica colocando passageiro em pé a última vez contei tinha 8 pessoas em pé sendo que na própria tem uma notificação dizendo quantos passageiros sentados e nenhum em pé .
ResponderExcluir