Associação de Transportadores de Porto Alegre Antecipa Possíveis Mudanças nas Negociações sobre Lotações
Até o momento, não há planos imediatos de alteração no funcionamento das lotações em Porto Alegre, mas as conversas sobre a viabilidade do sistema estão em curso. Segundo o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL), Magnus Isse, é provável que haja novidades no início de maio, à medida que as negociações com a Prefeitura progridem.
"Não temos informações oficiais neste momento", afirmou Isse.O setor enfrenta uma crise, com a tarifa congelada em R$ 8 desde 2022, queda no número de passageiros e aumento nos custos operacionais. A ATL busca subsídios para manter o serviço, mas essa proposta foi rejeitada pela administração municipal.
Em vez disso, o governo municipal propôs isentar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) por dois anos, em vez da alíquota anterior de 2,5%, como uma alternativa para aprimorar o sistema.A possibilidade de aumentar a tarifa das lotações pode não resolver a crise e pode até afastar mais passageiros, levando-os a optar pelos ônibus.
No mês passado, a associação informou que cerca de 200 veículos deixaram de operar na capital devido à falta de subsídios. O assunto está sendo discutido em uma Câmara de Mediação especializada do Tribunal de Justiça do RS (TJRS).O aumento dos custos do serviço é atribuído, em parte, ao preço do óleo diesel, embora os preços desse combustível tenham se mantido relativamente estáveis desde janeiro deste ano.
Em 1º de janeiro deste ano, o governo federal voltou a cobrar as alíquotas completas do PIS/Cofins sobre os combustíveis. No entanto, não houve aumento nas taxas estaduais, que, segundo a Petrobras, representam 17,6% do preço médio do litro no Rio Grande do Sul.Em comunicado, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) afirmou que "está em constante diálogo com a ATL para encontrar soluções que permitam a continuidade do serviço".
A secretaria também ressaltou que "o transporte seletivo é um serviço crucial, mas tem autonomia total para operar" e que não é viável o subsídio solicitado pela associação de lotações, devido às diferenças de modelo em relação ao transporte coletivo.
Acontecimentos Zona Norte
Foto: Mobilidade Porto Alegre
Pego lotação todos os dias e notei que o movimento aumentou e bastante depois que começaram a aceitar cartão e Pix , depois disso está igual a ônibus colocam passageiro até não poder mais dentro da lotação, tá certo o diesel aumentou bastante mas agora e as condições das lotações que são precárias não são de agora vem de anos lotação suja e cheirando a cigarro. Acho que os donos das lotações tem que rever isso também,olhar quem coloca para trabalhar pois tem motorista que dirige falando no celular o tempo todo tem aqueles que parece que estão dirigindo um caminhão de lenha , esses dias peguei uma lotação no sábado e o motorista estava de chinelo, antigamente pegavamos lotação pq era mais rápido e confortável hoje isso não existe mais eu entendo que os motoristas não ganham bem mas os donos ganham.
ResponderExcluirVocê está correta em tudo que diz ,pura vdd.
ResponderExcluir