Em audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura (CE) na tarde desta quinta-feira (18), especialistas em educação pediram o fortalecimento do ensino profissionalizante dentro do projeto de lei para reforma do novo ensino médio (PL 5.230/2023). A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), relatora da proposta, foi quem apresentou o requerimento para a audiência (REQ 24/2024) e dirigiu a reunião. Outro debate sobre o assunto foi promovido na terça-feira (16).
O projeto de lei é uma alternativa apresentada pelo governo para substituir o novo ensino médio (NEM), instituído por lei em 2017 (Lei 13.415), mas cujas regras só começaram a ser aplicadas em 2022. Em 2023, o modelo foi suspenso pela Ministério da Educação para reavaliação, após críticas da comunidade escolar e especialistas. O PL 5.230 foi aprovado em março pela Câmara e agora está em análise no Senado.
— Um dos nossos maiores desafios é fugir das falhas do modelo de 2017, como a ausência de apoio do Ministério da Educação aos estados — registrou a relatora.
A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, lamentou o fato de muitos debatedores não conhecerem a realidade das escolas públicas do país. Para ela, o modelo atual incentiva a exclusão, quando deveria ter o propósito de combater as diferenças sociais. Jade entregou à senadora Professora Dorinha uma publicação com sugestões de melhorias no NEM.
— A realidade do projeto do novo ensino médio precisa estar alinhada à realidade do jovem brasileiro e ao futuro que queremos — afirmou Jade Beatriz.
Fonte: Agência Senado
Imagem: Agência Senado
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