Farmacêutica AstraZeneca Admite Raro Efeito Colateral na Vacina contra Covid-19 em Processo Judicial
A gigante farmacêutica AstraZeneca reconheceu pela primeira vez em um contexto judicial a ocorrência de um efeito adverso pouco comum em sua vacina contra a Covid-19.
Esta admissão veio à tona em uma ação coletiva movida por indivíduos que experimentaram trombose após receberem a vacinação na Inglaterra, onde 51 famílias buscam uma compensação financeira de até R$ 700 milhões. A empresa declarou que a vacina pode, em casos excepcionais, causar uma síndrome de trombose com trombocitopenia (TTS), uma condição caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos que aumentam os riscos de bloqueio de veias e artérias.
Este reconhecimento vem em meio a debates políticos, uma vez que a vacina foi amplamente aplicada no Brasil, principalmente em 2021 e 2022, por meio de uma parceria com a Fiocruz, alcançando cerca de 153 milhões de pessoas. O Ministério da Saúde, por sua vez, enfatiza a importância da vacinação com a AstraZeneca para o controle da pandemia, ressaltando que os eventos adversos são raros e que a não imunização seria uma opção mais arriscada.
Acontecimentos Zona Norte
Comentários
Postar um comentário