O Tricolor foi superado pelo Bahia por 1 a 0, em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo onde o Grêmio não conseguiu repetir sua última atuação, o Bahia aproveitou uma das chances que teve no jogo e venceu pelo placar mínimo.
Para a partida contra o Bahia, o técnico Renato Portaluppi promoveu as estreias dos recém-chegados, Rafael Cabral e Edenilson. Com uma sequência pesada com jogos importantes pela frente, o técnico optou por rodar, em algumas posições, a equipe que vem atuando, uma vez que na próxima semana, o Tricolor estreia em uma nova competição no ano: nesta terça-feira, o Grêmio inicia sua busca pelo hexacampeonato da Copa do Brasil contra o Operário/PR, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.
Como foi o jogo:
Primeiro Tempo
O primeiro tempo começou estudado por ambas as equipes. Até os dez primeiros minutos, as equipes chegaram apenas em algumas investidas, mas sem nenhuma finalização a gol.
O centroavante Diego Costa, que retornou nesta noite de lesão, foi o ponto focal do ataque Tricolor. Em vários lances, Diego buscava o embate com os zagueiros do Bahia para tentar encontrar um passe com os pontas gremistas.
A primeira finalização com mais perigo saiu aos 14 minutos, com o ex-gremista Thaciano. Após cruzamento da esquerda, Thaciano subiu mais alto que a defesa Tricolor para cabecear por sobre o gol defendido por Rafael Cabral.
O Bahia tomava conta das ações da partida, até que, aos 16’, chegou ao primeiro gol do jogo. O meia Everton Ribeiro conseguiu acionar o atacante Everaldo pelo lado direito de ataque do time baiano. O camisa 9 do Bahia cortou o zagueiro Kannemann e, de perna esquerda, bateu alto, cruzado, no ângulo do goleiro Rafael Cabral. Um a zero para os donos da casa.
O Grêmio não conseguia se encontrar na partida e o Bahia levava muito perigo ao gol gremista. Em chance criada novamente pela direita, o meia Everton Ribeiro arriscou de perna esquerda, mas a bola passou à direita da meta do goleiro Rafael Cabral. Na sequência, outra chance do time baiano. Em finalização do meia Cauly de perna direita, a bola explodiu no travessão do goleiro gremista.
A primeira chegada do Grêmio foi apenas aos 28’ do primeiro tempo. Após cruzamento de Edenilson, o centroavante Diego Costa subiu mais alto que os zagueiros do Bahia, mas o cabeceio saiu alto e sem força, facilitando a vida do goleiro Marcos Felipe. Dois minutos depois, foi a vez do goleiro do Bahia jogar de líbero e salvar o time da casa. Em lançamento do lateral Fabio, que buscou o atacante Soteldo às costas da zaga, o goleiro teve que sair na intermediária para afastar pela linha de lado.
Aos poucos, o Grêmio conseguia trocar passes e ocupar um pouco mais o campo adversário. Aos 34’, o volante Villasanti dividiu com Everton Ribeiro e a bola sobrou para Edenilson, que arriscou de fora da área, mas a bola foi no centro do gol para a defesa do goleiro Marcos Felipe. Contudo, o juiz Braulio da Silva Machado deu falta de ataque do paraguaio.
No final do primeiro tempo, o Bahia teve mais uma chance para ampliar o placar na Arena Fonte Nova. Após cruzamento, o zagueiro Gabriel Xavier arriscou de cabeça, mas a bola passou sobre a meta do goleiro Rafael Cabral. Foi o último lance de perigo desse primeiro tempo.
Segundo Tempo
Na volta do intervalo, o técnico Renato Portaluppi colocou em campo o meia Franco Cristaldo e os atacantes Nathan Fernandes e Gustavo Nunes nos lugares de Du Queiroz, Edenilson e Soteldo.
A primeira boa chance de gol na segunda etapa foi do Bahia. Em finalização de fora da área do lateral Jean Lucas, a bola desviou no zagueiro Rodrigo Ely e quase surpreendeu o goleiro Rafael Cabral. Na sequência, o escanteio não foi aproveitado pelo Bahia.
A resposta do Grêmio veio logo depois, com Gustavo Nunes, que arriscou um chute com o lado interno do pé buscando o ângulo esquerdo do goleiro Marcos Felipe, mas a bola foi pra fora. O Tricolor voltou com uma proposta diferente com a entrada das Crias de Eldorado.
Aos 11’, o meia Franco Cristaldo sofreu falta no campo de ataque cometida por Everton Ribeiro, que acabou levando cartão amarelo. Na cobrança, o mesmo Cristaldo cobrou, mas a bola foi direto para as mãos do goleiro Marcos Felipe.
Aos 23’, o Bahia chegou novamente em cobrança de falta pelo lado direito da intermediária. Em cruzamento na entrada da pequena área, o goleiro Rafael Cabral saiu bem afastando a bola com um soco. Na sequência, o Grêmio teve uma falta pra fazer a cobrança no seu campo defensivo.
No minuto seguinte, quase que o Grêmio marca o gol de empate. Em velocidade, Nathan Fernandes deu um passe em profundidade para Diego Costa, que chegou dividindo com o goleiro do Bahia, que levou a melhor no lance. Logo na sequência, foi a vez do Bahia responder com muito perigo. Pelo lado esquerdo, o atacante Biel tentou o passe para o meio da área onde estava Everaldo, que chegou finalizando de primeira no contrapé do goleiro Rafael Cabral, que fez uma grande defesa para salvar o Tricolor! Que defesaça!
Aos 28’, o técnico Renato colocou JP Galvão no lugar do centroavante Diego Costa, que voltou de lesão. Minutos depois, o técnico gremista colocou no jogo o lateral José Guilherme no lugar de Fabio.
Aos 38’, o goleiro Rafael Cabral fez nova grande defesa, dessa vez, no chute de Rafael Ratão, que havia entrado há minutos. Após receber passe de Biel, Ratão bateu forte de perna direita, mas o goleiro gremista espalmou para escanteio.
Seis minutos depois, o Grêmio arriscou contra a meta do goleiro do Bahia com José Guilherme, que recebeu pelo lado esquerdo e finalizou forte, cruzado. A bola acabou indo em cima do goleiro Marcos Felipe, que espalmou e salvou o Bahia do gol de empate.
No final de jogo, o árbitro da partida foi chamado pelo 4º árbitro e, em direção ao banco de reservas do Grêmio, ergueu o cartão vermelho para o atacante Diego Costa. A atitude revoltou o técnico Renato Portaluppi, que ordenou a todos do banco de reservas que fossem para o vestiário antes mesmo do jogo encerrar. Após o encerramento da partida, o juiz Braulio da Silva Machado expulsou o volante Villasanti. Mais um jogo marcado por confusões da arbitragem.
O Grêmio volta a campo na próxima terça-feira, contra o Operário, no Paraná.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Comentários
Postar um comentário