O comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) deu sinal verde nesta segunda-feira (20) para a isenção do imposto de importação de três variedades de arroz. A decisão busca assegurar o fornecimento do cereal, em resposta às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
A partir dessa medida, dois tipos de arroz parboilizado e um tipo de arroz polido/brunido passam a estar isentos do imposto. A isenção será válida até o dia 31 de dezembro de 2024."Reduzir as tarifas a zero é uma ação preventiva para evitar a falta do produto ou a elevação de preços no Brasil, devido à diminuição na oferta", afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, em comunicado.
Segundo o governo, a maior parte do arroz importado pelo Brasil já vem do Mercosul, onde há isenção tarifária. No entanto, existe a possibilidade de adquirir o produto de outros países, como a Tailândia.
O Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção de arroz no Brasil, mas as chuvas intensas e as enchentes no estado têm prejudicado tanto a colheita quanto o transporte do cereal.
Isso resulta em uma oferta reduzida nos mercados e, consequentemente, no aumento dos preços.No começo de maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que o governo poderia recorrer à importação de arroz para impedir a escalada dos preços.
Acontecimentos Zona Norte
Foto: Folha PE
Comentários
Postar um comentário