Na última segunda-feira (24), a Câmara de Vereadores de Porto Alegre deu sinal verde para a prefeitura contratar um empréstimo de R$ 300 milhões junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Esse financiamento será destinado à construção do novo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. O hospital será realocado da rua Garibaldi, no bairro Independência, para a avenida Erico Verissimo, entre os bairros Cidade Baixa e Menino Deus.
O projeto de construção do hospital contempla um aumento significativo na complexidade da estrutura, expandindo a área em 97%, totalizando 33 mil metros quadrados. O novo local, um terreno municipal próximo à Praça Garibaldi, anteriormente utilizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foi escolhido para a edificação.
Com a nova estrutura, a capacidade de leitos aumentará de 188 para 216. Além disso, será implementada uma rede de apoio ao diagnóstico com duas entradas distintas. Todo o mobiliário e equipamentos serão novos, garantindo um atendimento de qualidade exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto, com um investimento total estimado em R$ 605 milhões, visa também aumentar a eficiência e diminuir os custos de manutenção predial corretiva. As novas instalações proporcionarão melhores condições de trabalho aos servidores, o que deverá refletir na qualidade do atendimento aos pacientes.
Estudos, projetos e a modelagem econômico-financeira do novo hospital estão disponíveis para consulta e audiência públicas. O próximo passo é a análise e aprovação pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), já que o projeto será executado no formato de Parceria Público-Privada (PPP) para os serviços não assistenciais.
Acontecimentos Zona Norte
Foto: Arquivo/SMS
Comentários
Postar um comentário