A sequência de inovações do Pix traz diversos recursos promissores, como o Pix Automático, Pix Parcelado e Pix Recorrente, já aguardados pelos mais atualizados. Contudo, uma modalidade que também deve ganhar ampla adesão é o Pix Offline ou Pix por Aproximação, permitindo que o usuário realize pagamentos com a ferramenta de transação de maneira similar ao uso de cartões via NFC (Near Field Communication) no celular.
Essa funcionalidade já foi mencionada anteriormente, mas durante a Febraban Tech 2024, Carlos Brandt, conhecido como o “pai do Pix” no Banco Central, revisitou a possibilidade no painel “A evolução dos pagamentos instantâneos na economia digital”.
“Ainda não temos um nome oficial para o novo produto, mas ele já está em discussão. É também um complemento da jornada sem redirecionamento dentro do Open Finance. Esta abordagem já possibilita a base do Pix Offline, mas precisamos avaliar as trocas de informações entre os dispositivos [celular e maquininha]. De qualquer forma, há potencial para trazer um novo conjunto de soluções e continuar o processo de digitalização da economia”, explicou o chefe adjunto de departamento do BC.
Acontecimentos Zona Norte
Foto: Startup UP
Comentários
Postar um comentário