Porto Alegre enfrentou um domingo (30) gelado, marcando a menor temperatura do ano até o momento. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital gaúcha registrou 4°C pela manhã.
O recorde anterior para 2024 havia sido 6,7°C em 16 de maio. De acordo com a Climatempo, uma nova marca pode ser atingida nesta segunda-feira, 1º de julho.A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo para frio intenso, válido da noite de sexta-feira até a manhã de terça.
O Inmet informou que uma massa de ar polar entrou no estado, resultando em temperaturas abaixo da média para esta época do ano, com mínimas abaixo de 5°C em Porto Alegre.Os abrigos municipais acolheram 192 pessoas em situação de rua na sexta-feira (28). Das 272 vagas disponíveis nos albergues da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 160 foram ocupadas, incluindo 138 homens, 15 mulheres e sete LGBTQIA+.
Além disso, 32 pessoas passaram a noite no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), onde foram oferecidos jantar, café da manhã, água e kits de higiene. O ginásio do Demhab estará disponível para acolhimento até esta terça-feira (2), das 19h às 7h, e será aberto sempre que as temperaturas mínimas ficarem abaixo de 5°C, conforme o protocolo da Operação Inverno.
O público masculino pode acessar o local através da equipe de Ronda Extraordinária Noturna. A rede de proteção social pode ser acionada pelo telefone 156, opção 7.As temperaturas baixas predominaram em todo o Estado. Em Pinheiro Machado, no sudoeste, uma estação meteorológica particular registrou -7,1°C, com formação de “agulhas de gelo”.
Em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram -4°C, enquanto Gramado, na Serra Gaúcha, teve 0°C. Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves e Santa Rosa também registraram mínimas de 0°C às 6h deste domingo.Para o início de julho, as temperaturas negativas continuarão a se destacar na Serra, Vale do Rio Grande do Sul, Planalto e Serra Catarinense.
Mas Segundo a Climatempo, há alta probabilidade de geada em grande parte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e cidades ao sul do Paraná, incluindo as capitais Curitiba e Porto Alegre.
Acontecimentos Zona Norte
Foto: Reprodução
Comentários
Postar um comentário