https://metsul.com/rio-atmosferico-vai-manter-a-chuva-no-rio-grande-do-sul/METSUL INFORMA:
O fluxo de umidade organizado em um rio atmosférico se estende da Amazônia até o Rio Grande do Sul, causando chuvas na região. Este fenômeno, que começou na semana passada, continuará a influenciar o clima no estado até o final desta semana.
Nas últimas horas, o clima manteve-se instável, com mais ocorrências de chuvas. Durante a madrugada desta quinta-feira, áreas de forte instabilidade provocaram chuvas intensas, raios e trovoadas no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre a meia-noite e seis da manhã de hoje, foram registrados 50 mm de chuva em Santa Rosa, 30 mm em Palmeira das Missões, 28 mm em Passo Fundo, 25 mm em Santo Augusto e 24 mm em Ibirubá.
Para esta quinta-feira, a previsão da MetSul Meteorologia indica chuva e garoa principalmente na Metade Norte do estado, com pancadas fortes isoladas. No Oeste e Sul, o tempo deve permanecer mais aberto, com a presença de sol entre nuvens.
Na sexta-feira, a chuva se generaliza novamente no Rio Grande do Sul, com volumes significativos especialmente do Centro para o Norte do estado, embora não tão intensos quanto os registrados entre o final de ontem e a manhã de hoje. No sábado, o sol e o calor fora de época devem predominar, com temperaturas próximas de 30ºC em algumas cidades. Já no domingo, uma frente fria trará de volta a chuva, que pode ser forte em diversas localidades, com risco de temporais isolados.
Este período de instabilidade prolongada está associado a um rio atmosférico a Leste dos Andes, que transporta muita umidade da Amazônia e do Atlântico Tropical para o Rio Grande do Sul.
Este "rio voador" carrega grandes quantidades de umidade através do continente até as latitudes do Sul do Brasil, curvando-se para Leste sobre o Rio Grande do Sul.Assim como observado no início de maio, há uma grande massa de ar seco e quente no Centro do Brasil que bloqueia a umidade amazônica, canalizando-a pelo interior da América do Sul em direção ao Sul. Este avanço do ar quente tropical, combinado com a umidade abundante, resulta em áreas de instabilidade com chuvas fortes e risco de temporais isolados.
Os rios atmosféricos são faixas longas e concentradas na atmosfera que transportam ar úmido dos trópicos para latitudes mais altas, produzindo chuva e neve, dependendo da região do mundo.
A MetSul Meteorologia está presente no WhatsApp. Inscreva-se para receber previsões, alertas e informações exclusivas sobre o clima no Brasil e no mundo.
Sobre a MetSul.com A MetSul.com é a plataforma de notícias e previsões meteorológicas, com uma equipe de meteorologistas e jornalistas. Envie suas sugestões de pauta e interaja conosco nas redes sociais.Para mais informações, visite: MetSul Meteorologia
Comentários
Postar um comentário