Pular para o conteúdo principal

Assembleia Legislativa Celebra Bicentenário da Imigração Alemã com Homenagem e Lançamento de Livro

O Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa recebeu um evento que contou com a presença de autoridades consulares, funcionários públicos e representantes de diversas instituições.Na terça-feira (16/07), à tarde, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) participou do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que prestou tributo aos duzentos anos da imigração alemã no estado.

 Estiveram presentes Rogério Bastos, gestor de Relações Institucionais do MTG, e Carlos Moser, coordenador da 30ª Região Tradicionalista (RT). Segundo Rafael Gessinger, presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, o evento visou reconhecer a importância histórica e o legado dos imigrantes.

“Esta cerimônia é uma oportunidade para valorizar a história e a memória dos grupos que contribuíram para a formação do Rio Grande do Sul”, destacou.Marc Oliver Bogdahn, cônsul-geral da Alemanha no estado, elogiou a organização dos eventos comemorativos e todos os envolvidos, ressaltando que o Brasil é o país com o maior número de falantes da língua alemã fora da Europa. 

Ele também mencionou que o Rio Grande do Sul ainda abriga comunidades que falam exclusivamente alemão.“A imigração que celebramos hoje demonstra que somos o resultado de uma imigração anterior, pois muitos imigrantes vieram de famílias que não eram originárias da Alemanha”, lembrou.Durante o evento, foi lançado o livro “Carlos von Koseritz: trajetória e discursos na Assembleia Provincial”, em celebração ao bicentenário. Carlos von Koseritz chegou ao Brasil por volta de 1851 como aprendiz de marinheiro na Legião dos Brummer e integrou a Assembleia Provincial de São Pedro do Rio Grande do Sul entre 1883 e 1889. 

Também atuou como professor, teatrólogo, jornalista e promotor da cultura alemã. A publicação faz parte da série Perfis Parlamentares, editada pelo Memorial do Legislativo.O MTG é representado na comissão do bicentenário pelos conselheiros Aurelio Strack e Carlos Moser. A cerimônia foi encerrada com a apresentação do Coral Porto Alegre Consort, regido pelo maestro Diego Schuck Biasibetti.
Acontecimentos Zona Norte 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pelo menos 1,4 milhão de brasileiros deixam de sacar o auxílio emergencial e perdem o dinheiro

  Pelo menos 1,4 milhão de pessoas que receberam o auxílio emergencial não movimentaram o benefício depositado em suas contas digitais dentro do prazo determinado pelo decreto que regulamentou o recurso. Com isso, segundo o Ministério da Cidadania, até o momento, R$ 1,3 bilhão deixaram de ser utilizados e foram devolvidos aos cofres da União. Conforme a Caixa, os valores creditados na conta poupança digital e não movimentados no prazo de 90 dias, no caso do auxílio emergencial, ou 270 dias, no caso do auxílio emergencial extensão, são devolvidos à União. Para o público que faz parte do Programa Bolsa Família, as parcelas têm validade de 270 dias. O governo federal já encerrou o programa, que começou em abril e beneficiou 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões, principalmente trabalhadores informais e população de baixa renda, para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus. Mesmo com o fim do auxílio emergencial, a Caixa informou que manterá as contas digitais, “considerando

Começa o pagamento do calendário 2021 do programa Bolsa Família

  Começou nesta segunda-feira (18) o pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) de final 1. Neste mês, o pagamento vai até o dia 29. Mais de 14 milhões de famílias estão inscritas no programa. Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do NIS, impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês. Se o NIS do titular termina com o número 1, em janeiro, por exemplo, os pagamentos começam no dia 18. Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. As parcelas mensais ficam disponíveis para saque durante 90 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Bolsa Família”, com o valor do benefício. A Caixa Econômica Federal, operadora do programa, já iniciou a identificação com cartazes dos locais em que o benefício poderá ser sacado, como a

Justiça gaúcha reconhece união estável paralela ao casamento

  O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) atendeu parcialmente a um recurso e reconheceu a união estável concomitante ao casamento. A decisão da 8ª Câmara Cível também admite a partilha dos bens eventualmente adquiridos durante a relação extraconjugal, o que deverá ser buscado em outra ação judicial. O apelo ao TJ-RS foi movido por uma mulher que se relacionou por mais de 14 anos com o parceiro, enquanto ele mantinha-se legalmente casado, até o homem morrer, em 2011. Ela contou que os dois moraram juntos em algumas cidades do Rio Grande do Sul e no Paraná. O reconhecimento da união estável em paralelo ao casamento é incomum. O Código Civil, por exemplo, estabelece como exceção apenas quando a pessoa é separada de fato ou judicialmente. O desembargador José Antônio Daltoé Cezar conluiu que a esposa sabia que o marido tinha essa relação fora do matrimônio. Essa peculiaridade fez diferença na decisão. Conforme o desembargador, uma vez comprovada a relação extraconjugal “duradou