Os painéis de consulta são frequentemente utilizados no cibercrime brasileiro, geralmente cobrando entre R$ 10 e R$ 200 para acesso a informações como CPF, RG, endereços, telefones, e dados de veículos.
Contudo, o novo site “Scan da Vida” disponibiliza esses dados de forma gratuita.Com mais de 200 milhões de registros e 3 mil usuários ativos, o "Scan da Vida" está disponível na surface web e não na Deep Web.
O site é apresentado como um projeto ambicioso destinado a criar a plataforma mais avançada de consulta de dados públicos no Brasil, alegando realizar mais de 200 mil buscas mensais.O site possui termos de uso que proíbem o uso de bots e limitam os usuários a 100 consultas por hora, penalizando excessos com um bloqueio temporário.
Ao acessar o domínio, os usuários se deparam com uma tela de aviso de phishing, que pode ser ultrapassada com um clique.Os serviços oferecidos incluem consultas por CPF, RG, CNS, veículos, telefones, CEP, CNPJ, nome da mãe, email, PIX e nome completo.
As informações são fornecidas em formato PDF.Os painéis de consulta representam um risco contínuo devido à atualização constante de dados obtidos de vazamentos e acessos não-autorizados. Isso facilita crimes como phishing direcionado, vigilância e stalking, tornando minorias e mulheres alvos mais vulneráveis.
Esses sites violam várias leis brasileiras, incluindo a Constituição Federal de 1988, o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet, ao infringir o direito fundamental à privacidade e à comunicação prévia ao consumidor sobre a abertura de cadastros e dados pessoais.
Acontecimentos Zona Norte
Comentários
Postar um comentário