Porto Alegre inaugura 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, reforçando a rede de proteção às vítimas
Nesta terça-feira (20), a 2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (2ª Deam) de Porto Alegre começou a operar, oferecendo um novo ponto de apoio e proteção para as mulheres da capital. Localizada entre as zonas Leste e Norte, na Rua Tenente Ary Tarrago, 685, no Morro Santana, a nova delegacia amplia a rede de atendimento no Rio Grande do Sul, elevando para 22 o número de unidades voltadas a este público no Estado.
O prédio foi oficialmente inaugurado na segunda-feira (19) em uma cerimônia que contou com a posse da delegada titular, Fernanda Campos Hablich. A nova unidade é composta por uma equipe de sete policiais e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 18h.
Para as mulheres que necessitem de assistência fora do horário de expediente ou aos finais de semana, os flagrantes e atendimentos continuarão sendo realizados no plantão da 1ª Delegacia da Mulher, localizada no Palácio da Polícia. Desde janeiro, a Deam da Capital já registrou 9.064 ocorrências, o que evidencia a necessidade de ampliação dos serviços de atendimento especializado.
Durante a inauguração, a delegada Fernanda Campos Hablich ressaltou a importância da nova delegacia para a comunidade: "Nós queremos mostrar para as mulheres que elas estão seguras e que elas podem contar com o Estado, com a Polícia Civil. Uma delegacia mais perto de onde elas estão facilita o processo de denúncia. A libertação da violência começa com a aceitação e o registro."
A abertura da 2ª Deam é uma resposta direta ao crescente número de casos de violência contra a mulher e reforça o compromisso do Estado em garantir um ambiente seguro para que as vítimas possam denunciar abusos e buscar apoio. A nova unidade pretende ser um espaço acolhedor e acessível, que encoraje as mulheres a tomarem a importante decisão de romper o ciclo de violência.
Acontecimentos Zona Norte
Foto: SSP/RS
Comentários
Postar um comentário