A partir desta segunda-feira, 28 de outubro de 2024, todas as instituições financeiras que operam no Brasil estão obrigadas a oferecer o Pix Agendado Recorrente, uma modalidade que permite agendamentos automáticos para pagamentos recorrentes. Com essa medida, o Banco Central visa facilitar a vida dos usuários que precisam efetuar transações de mesmo valor em datas fixas todos os meses, como aluguéis, mensalidades e serviços prestados por autônomos do Pix Agendado Recorrente faz parte de uma série de atualizações do sistema de pagamentos instantâneos do país, que busca simplificar a organização financeira e tornar o uso do Pix mais abrangente e automatizado. Agora, ao escolher essa modalidade, o usuário poderá definir uma data específica para que o pagamento seja feito automaticamente todos os meses, sem a necessidade de confirmação manual. Esse recurso, além de prático, evita atrasos e multas associadas ao esquecimento de compromissos financeiros .
Como Funciona o Pix recorrente?
Para configurar um Pix Agendado Recorrente, o usuário deve acessar o aplicativo bancário, escolher a opção de pagamento recorrente e informar o valor e a data da primeira transferência. A partir daí, o sistema realiza o débito de forma automática na data escolhida todos os meses. Esse tipo de pagamento é especialmente vantajoso para compromissos de valores fixos, como assinaturas de serviços e pagamentos de aluguel .
Contudo, o Banco Central recomerevisem com atenção os dados inseridos, especialmente o valor e os dados do destinatário, para evitar erros, pois, uma vez realizado o agendamento, qualquer alteração pode demandar mais etapas de confirmação .
Importância da Medida
Essa obrigatoriedade doado Recorrente representa mais um avanço para o sistema financeiro digital brasileiro, que tem no Pix uma ferramenta consolidada e amplamente utilizada. Com mais de 200 milhões de usuários cadastrados e uma média de bilhões de transações mensais, o Pix continua a inovar para se adaptar às necessidades do consumidor, com medidas que estimulam o uso do sistema de forma prática e segura .
Acontecimentos Zona Norte
Comentários
Postar um comentário