Nesta sexta-feira, 22 de novembro, é comemorado o Dia do Reciclador. A data busca valorizar o trabalho dos profissionais que atuam na coleta, separação e aproveitamento dos resíduos, além de conscientizar sobre a importância desse processo de preservação do meio ambiente.
Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) coordena as políticas em benefício dos recicladores e da cadeia produtiva da reciclagem, promovendo melhorias para os trabalhadores e auxiliando na manutenção das Unidades de Triagem (UTs). O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) é parceiro no processo, respondendo pela gestão da coletiva seletiva e distribuindo as cargas em UTs pela cidade.
As iniciativas atuais estão focadas em recompor a política municipal para o setor pós-enchente, com investimentos que somam R$ 5 milhões, incluindo repasses públicos via leis e decretos, aportes diretos e transferência de renda. “Os repasses são as alternativas mais rápidas para dar tração ao setor, permitindo às cooperativas de reciclagem a aplicação dos recursos, com responsabilidade e autonomia, de acordo com suas necessidades”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jorge Brasil.
Um dos exemplos será a liberação emergencial do FMRIC para 15 cooperativas e os recursos do Fundo de Bens Lesados (ver abaixo). Outras ações têm foco permanente, buscando um futuro sustentável, como os projetos executivos para reformar e regularizar UTs por meio de repasses do BID.
Acontecimentos Zona Norte
Foto: Rodger Timm / PMPA
Cristiano Vieira(texto)
Andrea Brasil(edição)
Comentários
Postar um comentário