A partir das próximas semanas, Porto Alegre contará com novos equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir uma das infrações mais comuns e perigosas no trânsito: avançar o sinal vermelho. Os detectores de avanço de sinal, conhecidos popularmente como “caetanos”, serão instalados em 15 cruzamentos da Capital, com a previsão de expansão para mais três pontos posteriormente.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a medida tem como objetivo principal aumentar a segurança viária e reduzir os índices de acidentes provocados por motoristas que desrespeitam a sinalização semafórica.
A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em multa no valor de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os locais escolhidos para receber os novos radares são pontos estratégicos da cidade, que registram grande fluxo de veículos e elevado índice de ocorrências no trânsito. A instalação integra o conjunto de ações voltadas à preservação da vida, uma das prioridades da atual gestão da mobilidade urbana.
Com a novidade, Porto Alegre se junta a outras capitais brasileiras que já adotam o uso de radares para punir o avanço do sinal vermelho, buscando mais disciplina no tráfego e maior proteção a pedestres e motoristas.
Acontecimentos Zona Norte
Comentários
Postar um comentário